J. Marcelino Kongo - BIOGRAFIA
Joze Marcelino: Uma Trajetória de Ciência, Arte e Conexão Cultural
Joze Marcelino é um exemplo brilhante de como a ciência e as artes podem se entrelaçar, criando um legado de criatividade, conhecimento e impacto cultural. Com uma sólida formação acadêmica, é docente do ensino superior, Mestre em Engenharia Alimentar e Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Cornell (EUA) e pela Universidade Católica Portuguesa. Foi também investigador na Universidade de Cork, na Irlanda, e concluiu um Pós-Doutoramento na Universidade de Guelph, no Canadá.
Porém, é nas artes que celebra a essência de sua notável criatividade com uma atividade musical que teve início em Luanda, como integrante de uma banda filarmônica, tocando clarinete. Em Portugal, aprofundou os seus estudos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde teve formação musical e iniciou-se no piano e no canto. Durante o liceu, integrou a banda de bailes, e, na universidade, foi membro ativo de grupos corais e musicais, incluindo apresentações no tradicional Festival Queima das Fitas.
Ao longo de sua trajetória, uniu a paixão pela música e os desafios acadêmicos. Enquanto cursava ciências, lecionava música na Academia de Música de Ermesinde, uma atividade que o ajudou a financiar seus estudos. Mais tarde, ensinou guitarra durante cinco anos na escola de música MM Music.
Sua experiência coral é notável: integrou o Coro Internacional Bahá'í, com apresentações em Frankfurt, o Grupo Coral Edmundo Machado de Oliveira, que se apresentou em Portugal, Itália e Eslovênia, e foi artista convidado no TEDx U Universidade de Lancaster, Reino Unido. Também expandiu sua atuação para performances marcantes, como no Canadá, onde abriu o concerto de Don Kikas em Toronto e o de Bonga no Festival "O Mundo Aqui" em 2024.
Com oito álbuns lançados, Joze Marcelino dedica-se à composição de músicas educativas e pedagógicas, colaborando com instituições de solidariedade e escolas. Atualmente, conta com o suporte da banda ABRAÇUS em suas apresentações. Esse grupo, um verdadeiro mosaico de culturas, reúne talentos que traduzem suas raízes em uma fusão musical vibrante. Do kizomba ao samba, do funaná ao fado, passando pelo reggae e jazz, ABRAÇUS apresenta um repertório que celebra a pluralidade cultural e a conexão entre os povos.
A trajetória de Joze Marcelino reflete um compromisso com a excelência, a inclusão e a expressão artística, oferecendo ao público um testemunho do poder transformador da música e do encontro de culturas.
Percurso de formação e profissional
Investigador, Docente e Orientador de Estágios no INOVA (Instituto de Inovaçao Tecnologia dos Açores
Docente na Univerisdade dos Açores
Docente na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada
DIretor da Qualidade na INSULAC, Pordutos Lácteos
Fromador na Escola do Comércio de Ponta Delgada, e Escola Profissional de Capelas
Assistente na Universidade Católica Portuguesa (Escola SUperior de BIotecnologia)
Assistente no Instituto de Ciencias Biomédicas (Universidade do Porto
Pós Doc e Orientador de Tese de Mestrado - Univerisidade de Guelph (Canada)
Doutoramento em Biotecnologia (Universidade de Cornell (USA), Universidade Católica Portuguesa - Bolseiro da FCT
Doutoramento em Biotecnologia
Mestrado em Tecnologia Alimentar (Univerisade de Cork (irkanda) e Univerisdade Catolica POrtuguesa)- Bolseiro FCT
Docente no Ensino Secundário em Escolas Públicas
Licenciatura em Biologia do Ambiente Aquático - Universidade do Porto
Docente na Escola de Música de Ermesinde e Escola MM Music de Pnta Delgada
Formação musical no Conservatório Regioal de Ponta Delgada
Clarinetista na Banda da CRL, Luanda